BLOG

MudaComRiso.com - TM: 966293866, 918876600, 935590717 - E-mail: mudacomriso@gmail.com

Rir Faz Bem Para A Saude

Rir Faz Bem

1

Rir… Rir faz bem para a saúde!

Rir é o melhor remédio.

Rir faz bem

Rir… Já diz o povo “para grandes males, grandes remédios” e adianta, “Rir, é o melhor remédio”. E, não é que a ciência médica tem vindo a comprovar esta sabedoria popular? Rir faz bem!

Desde 2006 que faço Yoga do Riso nos mais variados contextos e formo Líderes de Yoga do Riso. Embora saiba e compreenda cientificamente o impacto do riso na saúde – entendida esta holisticamente abrangendo os níveis físico, mental, emocional e espiritual – os resultados RÁPIDOS que vejo na prática ainda me conseguem surpreender.

Sabemos que a nível físico, o Riso estimula em mais de 40% (leu bem; mais de 40%) o sistema imunitário. Pelo simples ato de rir, o corpo enche-se de oxigénio. Ficamos todos muito bonitos, rosadinhos e com os olhos brilhantes. A irrigação do rosto é altamente estimulada pela afluência sanguínea durante as gargalhadas. Os músculos em redor dos olhos contraem estimulando o canal lacrimal e dando-nos aquele aspeto de olhos brilhantes. Espelhamos saúde após umas boas risadas. Isto além de todos os outros benefícios que pode ler neste outro artigo. Como pode ver, Rir Faz Bem. Rir em grupo – promovido pelo yoga do riso – acaba não só por ser mais divertido como se estabelece uma grande cumplicidade entre os elementos do grupo.

No yoga do riso, não são necessárias piadas, comédias, anedotas para rir. O lema, dito pelo médico fundador desta modalidade, Dr Kataria, é “finja , finja até que atinja”. Eu costumo brincar “primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se”. Os exercícios de riso numa sessão , entrelaçam-se com exercícios de respiração do yoga. Combinam-se em várias vertentes: o riso brincalhão, o riso baseado em exercícios de respiração do yoga e o riso com base nos valores em que se treina o cérebro das pessoas para serem mais amorosas e cooperativas no dia a dia. A paz mundial começa no interior de cada um de nós. Poderá ler neste outro artigo mais sobre esta temática.

O contributo nos mais variados contextos – empresarial, escolas, lares, saúde, beleza – foram avaliados e são grandes, conforme poderá comprovar por este artigo e neste outro. Rir faz bem.

Pela prática ao longo destes anos todos, é muito gratificante ver não só a profunda transformação que muitas pessoas têm durante a sessão como também o feed-back recebido por mail, sms em que um novo modo de estar na vida – sem stress e usufruindo – se manifesta com um impacto enorme no respetivo círculo de influência.

Imagine-se, a si e aos seus cheios de saúde, vigor, energia e altamente criativos CELEBRANDO e VIBRANDO com a vida. Com a capacidade de sorrir mesmo nas situações mais adversas… sendo alguém bastante solicitado pela capacidade de trazer alegria, inspiração e bem estar, fazendo sair do cinzentismo diário… Alguém que é um exemplo vivo de vida. Sábio porque sabe que, muitas vezes, a única forma de dar a volta às situações, é elevarmo-nos acima delas dando-lhes um sentindo profundo.

Consegue imaginar? Se ainda não consegue, basta rir. Quanto mais não seja , após toda esta leitura, pelo pretexto de que Rir faz bem.

  1. Raul Peres
    Raul Peres02-12-2013

    Kyra, muito obrigada por este artigo sobre o riso e o Yoga do Riso.

    Tive a sorte de já ter feito workshops “Muda com Riso” com a Kyra e posso dizer que, na hora, questionei muitos aspectos na minha vida. Comecei a usar as ferramentas no dia a dia e os resultados foram muito rápidos. Fazem juz ao nome “muda com Riso” . Deixo lhe aqui a minha gratidão. Um dia destes, vou fazer a formação de Curso de Líder do Riso pois, se em hora e meia mudei tanto, imagine com um fim de semana intensivo.

    Um abraço com Riso, Raul Peres

Leave a Reply

YOGA DO RISO - RISOTERAPIA - CURSO DE LÍDERES DE YOGA DO RISO - TERAPIA DO RISO - SESSÕES DE RISO - RISO COACHING - DESENVOLVIMENTO PESSOAL