BLOG

MudaComRiso.com - TM: 966293866, 918876600, 935590717 - E-mail: mudacomriso@gmail.com

Yoga Do Riso E O Cancro

O Yoga do Riso e o Cancro

1

Yoga do Riso e o cancro, qual a relação?

Ora bem, sabemos que o cancro é a terceira causa de morte depois de depressão (o riso previne estados depressivos) e problemas cardíacos. A pesquisa científica provou que o riso tem um profundo impacto sobre o sistema imunológico (reforço em mais de 40%) , que influencia o curso de sobrevivência de pacientes com cancro. Na causa principal do cancro, está o stress. Níveis elevados de stress mental, emocional e físico, enfraquecem o sistema imunitário, guardião da nossa saúde. (Leia também sobre os benefícios de Yoga do Riso e Risoterapia!)

Yoga do Riso e Risoterapia

Estudos científicos provaram que o riso tem um poderoso e imediato efeito no reforço do sistema imunitário. O riso, aumenta rapidamente os níveis de imunoglobina que ajuda a combater a infecção. Quando alguém está com cancro tem também um intenso medo e muito stress. Como pode o Yoga do Riso ou Terapia do Riso ajudar? Por ser uma abordagem não mental ao riso. É, portanto, uma abordagem física que resulta em mudanças bioquímicas e fisiológicas reais que têm um impacto enorme na recuperação do cancro. O riso ajuda a neutralizar o stress e o medo de forma muito rápida: após apenas 10 minutos de riso, mede-se uma redução de 70% dos indicadores de stress. Ajuda a lidar também com a dor, pela libertação de endorfinas – o analgésico natural do corpo. Dá-nos uma atitude positiva para a vida.

Oxigena todo o corpo: 10 minutos de riso intenso deixam o corpo e os seus órgãos principais super oxigenados. A investigação cientifica sobre o cancro mostra uma forte relação entre o oxigénio nas nossas células e o desenvolvimento do cancro. O Dr Otto Warburg , vencedor do Prémio Nobel da Medicina (por duas vezes) provou que adoecemos por falta de oxigénio nas nossas células. Temos falta de oxigénio nas células, devido a respiração superficial derivada do stress e do pensar negativo. Netsa modalidade, combinamos exercícios de respiração de yuoga com riso de forma a treinar o diafragma e músculos abdominais a uma respiração profunda que aumentará o nível de oxigénio no corpo, prevenindo o cancro.

Se leu o artigo sobre os efeitos do riso nos quatro níveis de existência (físico/mental/emocional e espiritual), depressa lhe ocorrerá o impacto de outros fatores: evitar o desânimo, evitar viajar para o passado e/ou futuro dolorosos, níveis de optimismo e esperança elevados, união com as outras pessoas, etc.

Incluídos nestas sessões deverão estar, claro, os cuidadores. Como cuidar dos outros, senão cuidar primeiro de mim? como levar alegria, vitalidade, esperança, senão as sinto? É importante que o “astral” (energia) destas equipas esteja em alta para poder contagiar os pacientes.

Vimos assim a importância que o Riso tem na recuperação do cancro. Muitos hospitais de cancro realizam já com regularidade sessões de riso com regularidade. Por exemplo, o Hospital de cancro sueco em Chicago, EUA, realiza esta modalidade regularmente durante as sessões de quimioterapia.

Em Portugal, com o corte de receitas na saúde e unidades hospitalares, percebemos o impacto que a prática desta modalidade poderia ter – quer a nível preventivo: Ria antes que adoeça, quer a nível de recuperação/convalescença.

Uma nova esperança e rapidez na recuperação para todos os que estão com cancro e para os cuidadores: Risoterapia e a prática regular de Yoga do Riso.

  1. Tania Sousa
    Tania Sousa02-12-2013

    Cara Kyra,
    Tive o prazer de estar num workshop seu na Universidade Atlântida sobre o impacto do riso na saúde e a prática regular do Yoga do Riso, que adorei.
    Sou enfermeira e, nós os cuidadores devemos de nos cuidar para cuidar dos outros. Manter as equipas com um astral alegre. Sessões regulares de Yoga do Riso fariam milagres.
    este artigo fez-me refletir a utilidade da terapia do riso em doentes com cancro e/ou outras doenças crónicas…
    Gostei muito da sua entrevista no Youtube “Ciência e Saúde” ref “Sentido da vida, morte e Perdas” . Gostaria de me inscrever no workshop “Riso Sagrado” , vou enviar email.. Uma amiga minha fez o curso de Lider do Riso consigo – espreitei o manual … tanta informação… e o dvd com os exercícios . um dia ,aventuro-me também.
    Um bem haja pelo seu trabalho fantástico. Abraço de gratidão, Tânia

Leave a Reply

YOGA DO RISO - RISOTERAPIA - CURSO DE LÍDERES DE YOGA DO RISO - TERAPIA DO RISO - SESSÕES DE RISO - RISO COACHING - DESENVOLVIMENTO PESSOAL